Pular para o conteúdo

Correria.org

INDÚSTRIA BRASILEIRA CRESCEU 0,2%

A indústria brasileira encerrou 2023 com um leve crescimento de 0,2%, após ter recuado 0,7% em 2022. Segundo o IBGE, que divulgou a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) nesta sexta-feira (2), o setor teve uma recuperação no segundo semestre do ano passado, com cinco meses consecutivos de alta na produção, chegando a 1,1% em dezembro. Com isso, a indústria superou o nível pré-pandemia, ficando 0,7% acima de fevereiro de 2020.

No entanto, o resultado ainda é considerado fraco, pois apenas nove dos 25 segmentos pesquisados registraram avanço na produção. Os principais destaques foram as indústrias extrativas, os derivados de petróleo e biocombustíveis e os alimentos. Por outro lado, os setores que mais puxaram a indústria para baixo foram os de veículos automotores, produtos químicos, máquinas e equipamentos e produtos eletrônicos e ópticos. Além disso, a indústria permanece 16,3% abaixo do pico histórico alcançado em maio de 2011.

De acordo com o gerente da pesquisa, André Macedo, alguns fatores contribuíram para a melhora da indústria no ano passado, como o mercado de trabalho, que teve a menor taxa de desemprego desde 2014 (7,8%), a inflação controlada (4,62%), as exportações de commodities e a redução da taxa de juros. No entanto, ele ressalta que o cenário ainda é de incerteza e instabilidade, e que a indústria precisa de mais investimentos e demanda para se consolidar.

Fonte:  https://www.youtube.com/@SBTNews

Exportação de pescados: Estados Unidos suspende exigência de certificação sanitária A suspensão da exigência da...

Reforma tributária deveria ser encurtada para avançar a economia brasileira João Paulo Ferreira, presidente da...

TABULEIRO ELEITORAL: POLARIZAÇÃO SUFOCA PREFEITO NO PIAUÍ O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)...

Viagem para o exterior fica mais cara Thomas Dubaere, o belga à frente da Accor...

COELBA É LÍDER NO RANKING DE RECLAMAÇÕES | A Coelba, Companhia de Eletricidade do Estado...

PUBLICIDADE

OUTROS ASSUNTOS

OUTROS ASSUNTOS