Pular para o conteúdo

Correria.org

Plataforma da Embratur e Ministério do Turismo Revela Crescimento Record de Visitantes

A Embratur e o Ministério do Turismo lançaram, em 2025, o Painel de Dados do Turismo, uma plataforma digital inovadora que consolida informações atualizadas sobre o fluxo e os gastos de turistas estrangeiros no Brasil. A ferramenta, que já está transformando o setor, oferece dados cruciais para gestores públicos, empresas e o público em geral, promovendo transparência e embasando a formulação de políticas públicas. Com um aumento expressivo de visitantes internacionais, o Brasil consolida sua posição como um dos destinos mais promissores do turismo global, e o painel surge como um marco para maximizar o potencial econômico do setor.

Entre janeiro e agosto de 2025, o Brasil recebeu mais de 4 milhões de turistas estrangeiros, superando em apenas oito meses o total de 3,6 milhões registrado em todo o ano de 2024, segundo dados da Embratur. O turismo, que representa 8% do PIB nacional e é o segundo maior gerador de emprego e renda – atrás apenas da construção civil –, está no centro das estratégias do governo para impulsionar a economia. Para manter o setor aquecido, o Ministério do Turismo planeja ampliar investimentos em conectividade, como o aumento da frequência de voos em aeroportos do Norte e Nordeste, além de preparar cidades como Belém para eventos de grande porte, como a COP30, prevista para 2028. “Precisamos de mais conectividade e atendimento qualificado para diversificar a oferta turística”, afirmou um representante da pasta.

O Painel de Dados do Turismo, alimentado por uma extensa pesquisa da Embratur, destaca a segurança como uma das prioridades para visitantes, embora o governo enfatize que políticas de segurança devem beneficiar toda a população. “Políticas de segurança não devem focar apenas no turista, mas na sociedade como um todo. Um ambiente seguro para a população naturalmente atrai o turista”, declarou um porta-voz do Ministério. A plataforma revela informações detalhadas sobre movimentação, estadia, gastos e moedas utilizadas por visitantes, permitindo que gestores identifiquem oportunidades específicas. A iniciativa também incentiva o empreendedorismo, com soluções como efetivos policiais bilíngues ou equipados com tradutores, garantindo um atendimento assertivo e acolhedor. O painel é um convite à colaboração: “Cada gestor vê no painel uma oportunidade diferente, e essa riqueza de perspectivas fortalece o turismo brasileiro”, concluiu a Embratur.

TEXTO: ONPRESS IA | TVCORRERIA

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.