Pular para o conteúdo

Correria.org

COMO AUMENTAR O LUCRO DA MINHA EMPRESA - PONTO DE EQUILÍBRIO

Imagina ter um indicador capaz de direcionar sobre qual o volume de vendas necessário para cobrir a estrutura de custos do seu negócio?

Melhor ainda: um indicador capaz de cobrir a estrutura de custos e direcioná-lo qual o volume de vendas para gerar a margem líquida desejada? Para te ensinar sobre ponto de equilíbrio financeiro, ponto de equilíbrio econômico, como calcular esses indicadores e como tomar decisões a partir desses indicadores convidamos a consultora e especialista em finanças Mayara Ledo.

Para conhecer mais sobre a profissional acesse o perfil no Instagram: @mettasolucoes Definição de metas de vendas, reestruturação do mix de produtos e serviços, melhorias na estrutura de custos, equilíbrio financeiro: esses são apenas alguns resultados que você pode alcançar com o conhecimento e utilização do indicador PONTO DE EQUILÍBRIO.

Mas o que é esse indicador? O ponto de equilíbrio é o ponto de igualdade financeira entre todas as receitas e despesas da sua empresa em um mesmo período de tempo. Com ele, é possível identificar exatamente qual deve ser o faturamento mínimo mensal que o seu negócio precisa ter para garantir que os gastos, tanto fixos quanto variáveis, sejam cobertos.

Em resumo: o momento em que você, empresário, vai conseguir pagar todas as contas e, com isso, chegar ao tão sonhado ponto de começar a lucrar. Traduzido do termo em inglês break even point, o Ponto de Equilíbrio permite que o empreendedor avalie a viabilidade dos seus projetos e investimentos, identificando precisamente o momento em que terá lucros ou prejuízos (com resultados acima ou abaixo do ponto calculado).

Antes de fazer os cálculos para saber quanto a empresa precisa faturar para chegar no Ponto de Equilíbrio, é preciso identificar alguns dados: Custo do produto: quanto é pago para o fornecedor ou quanto o empresário paga por matéria prima, produção etc.

Custos fixos: custos que o empreendedor tem independentemente do faturamento (funcionários, estrutura, contador etc).

Custos variáveis: custos que variam em função de cada venda, ou seja: taxas de formas de pagamentos, impostos, campanhas de marketing etc.

Preço de venda médio de cada produto. A partir daí, o Ponto de Equilíbrio pode ser analisado em uma das suas três principais variações: o

Ponto de Equilíbrio Contábil, o Financeiro e o Econômico. E como calcular o PONTO DE EQUILÍBRIO?

Vamos calcular juntos! Contábil = valor total de custos e despesas fixas ÷ índice da margem de contribuição Financeiro = despesas e custos fixos – (despesas não desembolsáveis ÷ margem de contribuição) Econômico = valor total de custos e despesas fixas + (custo de oportunidade ÷ margem de contribuição) Equilibrar gastos e receitas, usando o conhecimento para a superação constante, é algo essencial para a sobrevivência da empresa.

O Ponto de Equilíbrio, portanto, mais do que um diagnóstico da saúde financeira do seu empreendimento, é um direcionamento para metas de vendas, para a ampliação ou para a redução da capacidade produtiva, dentre outros itens.

Fonte: https://www.youtube.com/@SebraeTalks