2022

Salvador vai sediar conferência internacional de turismo em 2022

Salvador vai sediar, em 2022, 1ª World Convention & Visitors Bureau Conference (WC&VBC). Agendada para os dias 13,14 e 15 de setembro, no Centro de Convenções, na Orla da Boca do Rio, o evento tem estimativa de reunir cerca de 2 mil especialistas dos principais destinos turísticos do mundo.

O evento contará com 30 painéis e 60 palestrantes de vários países discutindo o turismo no pós-crise.  Haverá, ainda, rodadas de negócios e estandes dos principais realizadores de eventos mundiais, de fornecedores de equipamentos e serviços e de órgãos públicos.

“Salvador foi a escolhida para sediar esta primeira edição porque há aqui o comprometimento das autoridades e do empresariado, a boa oferta de leitos e hotéis, aeroporto, centro de convenções e fornecedores de serviços diversos, além de possuir um Convention & Visitors Bureau”, explicou Márcio Santiago, presidente do Instituto Brasil de Convention & Visitors Bureau (Brasil CVC).
fonte: 
https://aloalobahia.com/

Bahia Expo & Negócios movimenta setor empresarial de Salvador

Salvador sedia, até domingo (1º), o Bahia Expo & Negócios, evento que é considerado a maior feira de capacitação empresarial da Bahia. A atividade acontece no Centro de Convenções de Salvador (CCS), sob a realização do Sebrae Bahia, em parceria com o Senac Bahia e apoio da Prefeitura de Salvador.

A abertura da feira foi realizada na quinta-feira (28) e contou com a presença da vice-prefeita Ana Paula Matos. Na ocasião, a gestora declarou que um dos desafios do poder público é compreender os anseios e necessidades de todos os setores da sociedade. “Queremos uma Salvador com mais desenvolvimento econômico e social e eventos como este são importantes para trocarmos experiências e melhorarmos o ambiente de negócios na capital baiana”, declarou.

Quem passar pelo Centro de Convenções encontrará mais de 90 expositores e mais de 160 horas de capacitação empresarial com foco em gestão de negócios, técnicas gastronômicas e de embelezamento. A atividade visa promover pequenas empresas em diversos ramos de negócios, como artesanato e moda.

fonte: 
https://http://agenciadenoticias.salvador.ba.gov.br

Salvador sedia maior evento colaborativo de criatividade do mundo.

Salvador receberá, entre os dias 20 a 22 de abril, o World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade) – maior evento colaborativo de criatividade do mundo. Será uma verdadeira maratona, totalmente gratuita, de palestras com personalidades inspiradoras e de painéis com debates sobre empreendedorismo, inovação, educação, sustentabilidade, além de shows de artistas que representam a nova música feita na Bahia. As ações ocorrem no recém-inaugurado Doca1 – Polo de Economia Criativa e no Hub Salvador, localizados no Comércio.

Além do evento, a capital baiana foi escolhida para ser sede do lançamento do World Creativity Festival (Festival Mundial da Criatividade), que será, a partir de agora, o principal evento entre as mais de 1.500 atividades organizadas mundialmente nesta grande mobilização.

Quatro recortes curatoriais guiam a estrutura da programação: emoções, aprendizagem, diversidade e sustentabilidade. Estas diretrizes se inspiram pelo tema “Celebrar a Vida”, quando se evidencia a necessidade de estimular a energia criativa.

O evento é promovido pela World Creativity Organization, que, em Salvador, se une à Agência Califórnia para a realização do World Creativity Festival, com a parceria institucional da Prefeitura de Salvador, Globo, TV Bahia, Scream Festival, Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), Pitch Week, Doca1 e Hub Salvador compõem a lista de parceiros oficiais.

Programação
A abertura oficial, na quarta-feira (20), será a partir das 17h no Doca 1. Além da cerimônia com a presença de representantes das entidades realizadoras e parceiras, a fala magna, “Salvador #CidadeCriativa”, ficará a cargo da soteropolitana Monique Evelle, referência em criatividade e empreendedorismo no Brasil. 

Na quinta e na sexta-feira (21 e 22), a partir das 9h da manhã, uma lista de cerca de 30 palestras de personalidades inspiradoras, masterclasses, painéis de debate sobre empreendedorismo, inovação, educação e sustentabilidade acontecem durante todo o dia. Em paralelo, performances artísticas e ambientes de convívio se apresentam aos participantes e, todas as noites, shows de artistas que representam a nova música feita na Bahia fecham a agenda.

Entre os destaques do dia 21 no Doca 1, estão a masterclass “Gestão de Comunidades” (9h), com o gestor Rodrigo Schmitt; os painéis de debate “Audiovisual: criando novas narrativas” (10h) e “Gastronomia ancestral” (11h); a masterclass “Tecnologia para salvar o mundo” (14h), com Anna Luísa Beserra, jovem cientista e empreendedora social, que atua para democratizar o acesso à água e saneamento no mundo através de tecnologias inovadoras e acessíveis; e o talk “Inovação social: diversidade e inclusão”, com Itala Herta, consulta e empreendedora social, fundadora da DIVERSA, plataforma de aprendizagem, investimento e conexão focada em mulheres empreendedoras e intraempreendedoras.

Nesta mesma data, no Hub Salvador, estão confirmados o painel “Negócios sociais e criativos” (10h), que reunirá Paulo Henrique, especialista em negócios sociais e criativos, fundador da primeira Incubadora de Negócios Sociais da Bahia, e Iago Santos, CEO do Traz Favela e mentor do WFBRasil, referência em empreendedorismo na favela; e o talk “Economia criativa na Bahia” (15h), conduzido pelo Observatório da Economia Criativa da Bahia.

Na lista do dia 22, destaques no Doca 1 para a masterclass “Empreendedorismo em comunidades: transformando vida a partir dos propósitos” (9h), com Hizan Silva e Pedro Batalha, criadores da marca de roupas Dendezeiros; os painéis “Tecnologia Black” (10h) e “Existe mercado musical independente?” (16h); e o talk “Case Pagode por Elas” (11h), com Beatriz Almeida e Joyce Melo, criadoras desta plataforma de conexão, entretenimento e informação das mulheres no pagode. Já no Hub Salvador, vale conferir o painel “Lideranças femininas nas organizações” (10h) e a fala magna de encerramento “Criativismo ESG: ativismo criativo por um mundo melhor” (17h), com Alexis Pagliarini, expert em ESG – Environmental, social and corporate governance (governança ambiental, social e corporativa).

Sobre a data e o evento
O World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade) foi criado depois que a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu 21 de abril como o Dia Mundial da Criatividade e Inovação. O objetivo é chamar a atenção sobre a importância dessa prática reconhecida como riqueza das nações no século 21 assim como na solução dos mais diversos problemas.

O World Creativity Day foi criado no Brasil em 2014, ainda antes da data estabelecida pela ONU, numa idealização portanto visionária de Lucas Foster, um dos maiores especialistas brasileiros em economia criativa. Na mais recente edição, em 2021, 128 cidades de 19 países se envolveram na iniciativa, simultaneamente, através de mais de 1.300 atividades. 

Neste ano, novamente, uma vastidão de ações se espalhará pelo mundo, ao mesmo tempo, com uma seleção delas transmitida online e durante a programação soteropolitana.

fonte: 
https://www.ibahia.com

Feira Bahia Expo e Negócios

Nos dias 28, 29, 30/04 e 01/05 no Centro de Convenções de Salvador, o Sebrae/BA realizará em parceria com o SENAC/BA a primeira edição da Bahia Expo & Negócios com a missão de promover as pequenas empresas das maiores cadeias produtivas do estado: Alimentos, Bebidas, Moda e Beleza. A Feira será composta por duas alas de exposição e capacitação empresarial denominadas Food Business e Beauty & Fashion Bahia. 

O Food Business teve a sua primeira edição em 2019 no Hotel Fiesta com mais de 800 visitantes. Já o Beauty & Fashion Bahia tem como premissa a valorização dos pequenos negócios da Bahia ligados aos segmentos de Moda, Cosméticos e Beleza.

 Ao todo serão mais de 90 expositores dos segmentos relacionados e mais de 160 horas de capacitação empresarial com foco em gestão de negócios, técnicas gastronômicas e de embelezamento. As inscrições para a Programação do evento são limitadas e gratuitas. 

A programação noturna contará com a presença de grandes nomes nacionais do empreendedorismo participando de painéis dinâmicos com total interatividade do público. Será uma oportunidade de compartilhar experiências e insights que ajudarão os empresários a melhorar a gestão dos seus negócios. São aguardadas mais de 10 missões empresarias que vão levar ao evento empresários de todos os cantos da Bahia, podendo estabelecer networking e ampliar a sua rede de relacionamento com possíveis fornecedores e compradores.

fonte: https://www.sympla.com.br